Contato

Para entrar em contato mande e-mail para: manolokin00@gmail.com

11 de abril de 2008

Cidades candidatas aos Jogos de 2016 terão chance extra

O Comitê Olímpico Internacional anunciou, nesta sexta-feira, uma mudança no processo de seleção da sede dos Jogos Olímpicos de 2016. As postulantes terão a chance de expor detalhes de sua candidatura em um encontro extra, provavelmente em abril de 2009.

Atualmente, sete cidades estão na disputa para ficar com as Olimpíadas: Rio de Janeiro, Chicago (EUA), Tóquio (Japão), Madri (Espanha), Doha (Catar), Praga (República Tcheca) e Baku (Azerbaijão). Em junho do ano que vem, uma pré-seleção afunilará a briga, restando um número ainda não determinado de finalistas. A decisão final será divulgada apenas em outubro de 2009, na Dinamarca.

Agora, o COI pretende dar uma nova oportunidade às cidades finalistas, realizando um encontro em Lausanne, Suíça, alguns meses antes do anúncio final.

"O que nós vamos fazer é oferecer às candidatas uma oportunidade melhor de encontrarem-se com os membros do COI e detalhar suas candidaturas e seus projetos", explicou o presidente da entidade, Jacques Rogge.

Segundo o dirigente, a mudança faz parte de um processo de aprimoramento da seleção. Rogge, no entanto, não indicou quais seriam outras possíveis alterações no sistema.

Desde um escândalo de corrupção envolvendo a candidatura de Salt Lake City, os membros do COI são proibidos de visitar as cidades postulantes ou entrar em contato com os comitês organizadores. No entanto, esses próprios membros, responsáveis pela votação final, têm reclamado da falta de informações sobre os projetos de cada cidade.

Nenhum comentário: