Contato

Para entrar em contato mande e-mail para: manolokin00@gmail.com

6 de abril de 2008

Tereré

mensagem numero 100!!!

Como mensagem de número 100, vou apresentar a vocês o Tereré.

A pronúncia? em castelhano o correto é tererê, enquanto que em português o correto pode ser tanto tereré como tererê, dependendo da região do Brasil.

Origem


A origem do tereré remonta a Guerra do Chaco (entre Paraguai e Bolívia, 1932-1935) quando as tropas começaram a beber mate frio para não acender fogos que denunciariam sua posição. O tereré se tornaria uma bebida popular no Paraguai mais recentemente, introduzida pelos soldados no quotidiano do país através da região do Chaco.

Outra versão da origem do tereré, diz respeito a mensú (escravos ervateiros do nordeste do Paraguai e da Argentina, até meados do século XX), se eles foram surpreendidos pela capangas (foremen) fazer fogo para tomar mate foram brutalmente torturados, por isso, escolheram para iniciar tendo o mate frio. Presumivelmente por esta razão que estas foram mensú recorreu em fileiras do exército paraguaio, que introduziu este costume.

No entanto, crê-se que o tereré e foi ingerido pelos índios Guarani, e que o P. XVII jesuítas aprendi com eles as virtudes do mate (ka'a em guarani). O mesmo jesuíta elogiou os efeitos da erva, como ele deu uma certa força que ingería perfusão e calmaba sede melhor do que água pura. Segundo alguns, os índios Guarani não tomar mate (ou tereré) bulbo, mas tendo a erva perfusão e casting (como chá) e também fumado erva folha bruta, como rapé.

No Brasil, o tereré foi trazido pelos paraguaios, que entraram pelo país através do estado do Mato Grosso do Sul e depois se espalhou para outras partes do mesmo. Todo ciclo brasileiro da erva-mate do tereré teve início na cidade de Ponta Porã, que faz fronteira com Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia, depois expandiu-se para outras cidades e estados.

CaracterísticasDiferentemente do chimarrão, que é feito com água quente, o tereré é consumido com água fria, resultando em uma bebida agradável e refrescante. Em sua produção, a erva mate utilizada no preparo do tereré difere do chimarrão por ter de ficar em repouso por volta de oito meses, em local seco, e de ser triturada grossa depois disso. Devido ao fato das folhas serem cortadas grossas, ao contrário do chimarrão, o tereré não tem tantos problemas com o entupimento. Quando isso ocorre, geralmente é devido a uma grande quantidade de mate em pó, indicando má-qualidade da erva usada.


Guampa e bomba
Tradicionalmente, o recipiente usado para servir o tereré é a guampa, fabricado com parte de um chifre de bovino, com uma das extremidades lacrada com madeira ou couro de boi, e todo o seu exterior revestido por verniz. Usa-se também um copo de alumínio ou vidro, ou canecas de louça.

A bomba é utilizada para filtrar a infusão do tereré, para que não se absorva o pó da erva triturada. Estas são feitas normalmente de alumínio, e nunca devem ser feitas de ferro por causa da oxidação, que altera o sabor da infusão. Também é possível encontrar feitas de ouro, prata, alpaca e aço inox.

Tanto a bomba quanto a guampa podem ter adereços com figuras dos símbolos da família, iniciais de nome ou pedras preciosas.

esta ainda é a guampa mais usada, feita do chifre de um boi!



Os 10 mandamentos do tereré
1. Não cuspa o tereré.
2. Não mexas na bomba!
3. Nunca colocar açúcar na água.
4. Não digas que o tereré é anti-higiênico.
5. Não deixes um tereré pela metade.
6. Não te envergonhes do "ronco" no fim do tereré.
7. Jamais chamar uma guampa de cuia
7. Não alteres a ordem em que o tereré é servido.
9. Não "durmas" (demore) com a guampa na mão.
10. Tomar tereré todos os dias


E como um bom tomador de tereré, eu cumpro todos os mandamentos acima!


Nenhum comentário: